sexta-feira, 5 de setembro de 2008

FUNGOS



SEJAM BEM VINDOS AO COMPLEXO MUNDO DOS FUNGOS!!!!!!!!!!!!

APROVEITE A VIAGEM!!!!


CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS

Os fungos constituem um grupo de organismos em que não ocorre clorofila (são heterótrofos). São geralmente filamentosos e multicelulares. O crescimento é em geral apical, mas normalmente qualquer fragmento hifálico pode dar origem a outra formação micelial quando destacado e colocado em meio apropriado. As estruturas reprodutivas são diferenciadas das vegetativas, o que constitui a base sistemática dos fungos . Alguns podem ser microscópicos em tamanho, enquanto outros são muito maiores, como os cogumelos e fungos que crescem em madeira úmida ou solo. Os fungos formam esporos, que são dispersos por correntes de ar, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos, em geral

ORGANIZAÇÃO CORPORAL DOS FUNGOS: HIFAS & MICÉLIO



TODOS OS FUNGOS MULTICELULARES SÃO CONSTITUÍDOS POR FILAMENTOS MICROSCÓPICOS RAMIFICADOS, AS HIFAS. O CONJUNTO DE HIFAS FORMAM O MICÉLIO, QUE CONSTITUI O CORPO DO FUNGO MULTICELULAR.
UMA HIFA É UM TUBO MICROSCÓPICO QUE CONTÉM O MATERIAL CELULAR DO FUNGO.
AS HIFAS PODEM SER DE DOIS TIPOS: CENOCÍTICAS E SEPTADAS.
OS SEPTOS SÃO, NO ENTANTO, INCOMPLETOS, APRESENTANDO UM ORIFÍCIO CENTRAL QUE PÕE EM COMUNICAÇÃO DIRETA OS CITOPLASMAS DE CÉLULAS VIZINHAS. A PAREDE DAS HIFAS É CONSTITUÍDA BASICAMENTE PELO POLISSACARÍDIO QUITINA. CURIOSAMENTE, ESSA SUBSTÂNCIA TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NO REINO ANIMAL, CONSTITUINDO O ESQUELETO DOS ARTRÓPODES(CRUSTÁCEOS, INSETOS, ARANHAS etc.). O EMARANHADA DE HIFAS QUE CONSTITUI O MICÉLIO PODE CRESCER INDEFINIDAMENTE, ENQUANTO HOUVER ALIMENTO DISPONÍVEL E CONDIÇÕES FAVORÁVEIS. O CRESCIMENTO DAS HIFAS OCORRE APENAS NAS EXTREMIDADES; NAS REGIÕES MAIS ANTIGAS, O CONTÉUDO CITOPLASMÁTICO PODE ATÉ MESMO DESAPARECER. ASSIM, DURANTE O CRESCIMENTO DO FUNGO, A MASSA CITOPLASMÁTICA PROLONGA AS HIFAS, FLUINDO PARA AS EXTREMIDADES DAS GALERIAS EM CONSTRUÇÃO E, EVENTUALMENTE, ABANDONANDO AS MAIS ANTIGAS.
DURANTE OS PROCESSOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA DA MUITAS ESPÉCIES DE FUNGO, FORMAM-SE HIFAS ESPECIAIS QUE CRESCEM EM AGRUPAMENTO COMPACTOS, CONSTITUINDO OS CORPOS DE FRUTIFICAÇÃO, DOS QUAIS COGUMELOS E ORELHAS-DE-PAU SÃO OS EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS.

NUTRIÇÃO DOS FUNGOS


OS FUNGOS APRESENTAM NUTRIÇÃO HETEROTRÓFICA E UTILIZAMGRANDE VARIEDADE DE FONTES ORGANICAS DE ALIMENTO. A MAIOR DAS ESPÉCIES VIVE NO SOLO, NUTRINDO-SEDE CADÁVERES DE ANIMAISOU DE PLANTAS. OUTRAS ESPÉCIES NUTREM-SEDE MATÉRIAS ORGÂNICA VIVA, CAUSANDO DOENÇAS EM ANIMAIS E PLANTAS E SENDO RESPONSÁVEIS PELO "APODRECIMENTO" DE FRUTAS E VERDURAS. JUNTAMENTE COM BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS, OS FUNGOS SÃO OS PRINCIPAIS DECOMPOSITORES DA NATUREZA E DESEMPENHAM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NA RECICLAGEM DOS ELEMENTOS QUIMICOS QUE CONSTITUEM A MATÉRIA ORGÂNICA DO PLANETA.
DURANTE SEU CRESCIMENTO SOBRE A FONTE DE ALIMENTO, O MICÉLIO LIBERA ENZIMAS DIGETIVAS, QUE AGEM EXTRACELULARMENTE, DEGRADANDOAS MOLÉCULAS ORGANICAS. AS HIFAS ABSORVEM, ENTÃO OS PRODUTOS DA DIGESTÃO, UTILIZANDO-OS COMO FONTE DE ENERGIA E MATÉRIAPRIMA PARA SUA SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO. ESSE MODO DE VIDA DOS FUNGOS, CONHECIDO COMO SAPROFAGIA, É RESPONSÁVEL PELO APRODECIMENTO DE DIVERSOS MATERIAIS.
ALGUMAS ESPÉCIES DE FUNGOS SÃO PARASITAS, VIVENDO À CUSTA DE ANIMAIS E DE PLANTAS VIVO. HÁ ESPÉCIES QUE VIVEM EM ASSOCIAÇÕES HARMONICAS COM OUTROS ORGANISMO, TROCANDO BENEFÍCIOS, COMO É O CASO DOS FUNGOS QUE CONSTITUEM OS LIQUENS E AS MICORRIZAS.

PRINCIPAIS GRUPOS DE FUNGOS


ADOTAMOS NESTE BLOG A CLASSIFICAÇÃO QUE AGRUPA OS FUNGOS EM CINCO FILOS:
CHYTRIDIOMYCOTA, ZYGOMYCOTA, ASCOMYCOTA, BASIDIOMYCOTA & DEUTEROMYCOTA.

CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

CHYTRIDIOMYCOTA


UNICELULARES OU FILAMENTOSOS(HIFAS CENOCÍTRICAS). APRESENTAM FLAGELOS EM ALGUM ESTÁGIO DO CICLO DE VIDA.
EX: PHYTOPHTHORA INFESTANS.

CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

ZYGOMYCOTA
HIFAS CENOCÍTICAS. FORMAM ESPOROS SEXUADOS CHAMADOS ZIGÓSPOROS. SEM CORPO DE FRUTIFICAÇÃO. EX: RHIZOPUS NIGRICANS, UM BOLOR NEGRO EM PÃO.

CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

ASCOMYCOTA
HIFAS SEPTADAS. FORMAM ESPOROS SEXUADOS CHAMADOS ASCÓSPOROS,EM CÉLULAS ESPECIALIZADAS CHAMADASASCOS. ALGUMAS ESPÉCIES FORMAM CORPO DE FRUTIFICAÇÃO(ASCOCARPO OU ASCOMA). EX: SACCHAROMYCES CEREVISAE(FERMENTO DE PADARIA OU LEVEDURA DE CERVEJA).

CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

BASIDIOMYCOTA


HIFAS SEPTADAS. FORMAM ESPOROS SEXUADOS CHAMADO BASIDIÓSPOROS, EM CÉLULAS ESPECIALIZADAS CHAMADAS BASÍDIOS. ALGUMAS ESPÉCIES FORMAM CORPO DE FRUTIFICAÇÃO(BASIDIOCARPO OU BASIDIOMA). EX: AGARICUS SP(CHAMPIGNON).

CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

DEUTEROMYCOTA
REÚNE FUNGOS SEM CLASSIFICAÇÃO DEFINIDA, NOS QUAIS NÃO SE CONECEM PROCESSOS SEXUAIS DE REPRODUÇÃO.

REPRODUÇÃO NOS FUNGOS

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA PRIMEIRA HIFA A PARTIR DE UM ESPORO É CONHECIDO COMO GERMINAÇÃO. NESSE PROCESSO, O REVESTIMENTO RESISTENTE DO ESPORO ROMPE-SE E A CÉLULA ALONGA-SE, ENQUANTO SEU NÚCLEO SE MULTIPLICAPOR MITOSE. FORMA-SE ASSIM UMA ESTRUTURA TUBULAR, A HIFA, QUE SE ALONGA PROGRESSIVAMENTE E SE RAMIFICA, ORIGINANDO O MICÉLIO.

REPRODUÇÃO

ASSEXUADA

Os fungos também podem reproduzir-se assexuadamente, por exemplo através da produção de esporos chamados conídios (significando "poeira" em Grego), que se formam a partir de tipos especializados de hifas chamados conidiósporos. Em alguns fungos, a reprodução sexuada foi perdida, ou é desconhecida. Estes foram originalmente agrupados na divisão Deuteromycota, ou os Fungos imperfeitos, uma vez que o critério primário de classificação dos fungos é a reprodução sexuada, porém são agora classificados como seu grupo ancestral.
Excepto entre os chytrids, onde os esporos são propelidos por um
flagelo posterior, todos os esporos fungicos são imóveis. Desenvolvem-se em novos micélios, que invadem um substrado e repetem o ciclo de vida. Estes podem tornar-se muito grandes, frequentemente atingindo metros de tamanho; os anéis de fada são um exemplo.

REPRODUÇÃO

SEXUADA
Os Micélios dos fungos são tipicamente haplóides. Quando os micélios de diferentes sexos se encontram, eles produzem duas células esféricas multinucleadas que formam uma ponte de acasalamento. O resultado é o núcleo movendo-se de um micélio para o outro, formando um heterocário (significando diferentes núcleos). Isto é chamado plasmogamia. A fusão atual para formar núcleos diplóides é chamada cariogamia, e não deve acontecer até que os esporângios estejam formados.
No grupo
Zygomycota, o heterocário produz múltiplos corpos frutificantes, na forma de minúsculos caules com esporângios no fim. A maioria dos ascomycetes produz corpos frutificantes chamados ascocarpos, compostos inteiramente de hifas. Estes são usualmente em forma de tigela ou taça, mas alguns possuem estruturas semelhantes a esponjas. Dentro das "taças", cada hifa termina em um ascus, que produz quatro ou oito esporos.
No grupo
Basidiomycota, o heterocário produz um novo micélio que pode viver por anos sem formar um corpo frutificante. Os familiares cogumelos são exemplos destes. Eles geralmente possuem uma haste, composta basicamente por hifas, e um "chapéu", embaixo destes há estruturas foliáceas chamadas lamelas. Na superfície de cada lamela há numerosas células-hifas chamadas basídios, com 4 basídeosporos na extremidade externa (exogenamente). Este corpo frutificante multicelular complexo chama-se basidiocarpo sendo frequentemente aberto mas por vezes pode ser fechado.