sexta-feira, 5 de setembro de 2008

NUTRIÇÃO DOS FUNGOS


OS FUNGOS APRESENTAM NUTRIÇÃO HETEROTRÓFICA E UTILIZAMGRANDE VARIEDADE DE FONTES ORGANICAS DE ALIMENTO. A MAIOR DAS ESPÉCIES VIVE NO SOLO, NUTRINDO-SEDE CADÁVERES DE ANIMAISOU DE PLANTAS. OUTRAS ESPÉCIES NUTREM-SEDE MATÉRIAS ORGÂNICA VIVA, CAUSANDO DOENÇAS EM ANIMAIS E PLANTAS E SENDO RESPONSÁVEIS PELO "APODRECIMENTO" DE FRUTAS E VERDURAS. JUNTAMENTE COM BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS, OS FUNGOS SÃO OS PRINCIPAIS DECOMPOSITORES DA NATUREZA E DESEMPENHAM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NA RECICLAGEM DOS ELEMENTOS QUIMICOS QUE CONSTITUEM A MATÉRIA ORGÂNICA DO PLANETA.
DURANTE SEU CRESCIMENTO SOBRE A FONTE DE ALIMENTO, O MICÉLIO LIBERA ENZIMAS DIGETIVAS, QUE AGEM EXTRACELULARMENTE, DEGRADANDOAS MOLÉCULAS ORGANICAS. AS HIFAS ABSORVEM, ENTÃO OS PRODUTOS DA DIGESTÃO, UTILIZANDO-OS COMO FONTE DE ENERGIA E MATÉRIAPRIMA PARA SUA SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO. ESSE MODO DE VIDA DOS FUNGOS, CONHECIDO COMO SAPROFAGIA, É RESPONSÁVEL PELO APRODECIMENTO DE DIVERSOS MATERIAIS.
ALGUMAS ESPÉCIES DE FUNGOS SÃO PARASITAS, VIVENDO À CUSTA DE ANIMAIS E DE PLANTAS VIVO. HÁ ESPÉCIES QUE VIVEM EM ASSOCIAÇÕES HARMONICAS COM OUTROS ORGANISMO, TROCANDO BENEFÍCIOS, COMO É O CASO DOS FUNGOS QUE CONSTITUEM OS LIQUENS E AS MICORRIZAS.

Um comentário:

Karyne Oliveira disse...

Obrigada pela ajuda (: Só cuidado com os erros de português ok? Adorei o post.