sexta-feira, 5 de setembro de 2008

NUTRIÇÃO DOS FUNGOS


OS FUNGOS APRESENTAM NUTRIÇÃO HETEROTRÓFICA E UTILIZAMGRANDE VARIEDADE DE FONTES ORGANICAS DE ALIMENTO. A MAIOR DAS ESPÉCIES VIVE NO SOLO, NUTRINDO-SEDE CADÁVERES DE ANIMAISOU DE PLANTAS. OUTRAS ESPÉCIES NUTREM-SEDE MATÉRIAS ORGÂNICA VIVA, CAUSANDO DOENÇAS EM ANIMAIS E PLANTAS E SENDO RESPONSÁVEIS PELO "APODRECIMENTO" DE FRUTAS E VERDURAS. JUNTAMENTE COM BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS, OS FUNGOS SÃO OS PRINCIPAIS DECOMPOSITORES DA NATUREZA E DESEMPENHAM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NA RECICLAGEM DOS ELEMENTOS QUIMICOS QUE CONSTITUEM A MATÉRIA ORGÂNICA DO PLANETA.
DURANTE SEU CRESCIMENTO SOBRE A FONTE DE ALIMENTO, O MICÉLIO LIBERA ENZIMAS DIGETIVAS, QUE AGEM EXTRACELULARMENTE, DEGRADANDOAS MOLÉCULAS ORGANICAS. AS HIFAS ABSORVEM, ENTÃO OS PRODUTOS DA DIGESTÃO, UTILIZANDO-OS COMO FONTE DE ENERGIA E MATÉRIAPRIMA PARA SUA SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO. ESSE MODO DE VIDA DOS FUNGOS, CONHECIDO COMO SAPROFAGIA, É RESPONSÁVEL PELO APRODECIMENTO DE DIVERSOS MATERIAIS.
ALGUMAS ESPÉCIES DE FUNGOS SÃO PARASITAS, VIVENDO À CUSTA DE ANIMAIS E DE PLANTAS VIVO. HÁ ESPÉCIES QUE VIVEM EM ASSOCIAÇÕES HARMONICAS COM OUTROS ORGANISMO, TROCANDO BENEFÍCIOS, COMO É O CASO DOS FUNGOS QUE CONSTITUEM OS LIQUENS E AS MICORRIZAS.

5 comentários:

Karyne Oliveira disse...

Obrigada pela ajuda (: Só cuidado com os erros de português ok? Adorei o post.

Gustavo disse...

Quem tá vendo isso em 2015 dá um like

Araujo Manuel Lisboa Lisboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Araujo Manuel Lisboa Lisboa disse...

Gostei da viagem... Quando sera a prochima.

franco santos disse...

09/09/2016
ahhh