
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
IDEIALIZADORES

sexta-feira, 5 de setembro de 2008
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS
Os fungos constituem um grupo de organismos em que não ocorre clorofila (são heterótrofos). São geralmente filamentosos e multicelulares. O crescimento é em geral apical, mas normalmente qualquer fragmento hifálico pode dar origem a outra formação micelial quando destacado e colocado em meio apropriado. As estruturas reprodutivas são diferenciadas das vegetativas, o que constitui a base sistemática dos fungos . Alguns podem ser microscópicos em tamanho, enquanto outros são muito maiores, como os cogumelos e fungos que crescem em madeira úmida ou solo. Os fungos formam esporos, que são dispersos por correntes de ar, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos, em geralORGANIZAÇÃO CORPORAL DOS FUNGOS: HIFAS & MICÉLIO

NUTRIÇÃO DOS FUNGOS
PRINCIPAIS GRUPOS DE FUNGOS
CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
CLASSIFICAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA PRIMEIRA HIFA A PARTIR DE UM ESPORO É CONHECIDO COMO GERMINAÇÃO. NESSE PROCESSO, O REVESTIMENTO RESISTENTE DO ESPORO ROMPE-SE E A CÉLULA ALONGA-SE, ENQUANTO SEU NÚCLEO SE MULTIPLICAPOR MITOSE. FORMA-SE ASSIM UMA ESTRUTURA TUBULAR, A HIFA, QUE SE ALONGA PROGRESSIVAMENTE E SE RAMIFICA, ORIGINANDO O MICÉLIO.REPRODUÇÃO
Os fungos também podem reproduzir-se assexuadamente, por exemplo através da produção de esporos chamados conídios (significando "poeira" em Grego), que se formam a partir de tipos especializados de hifas chamados conidiósporos. Em alguns fungos, a reprodução sexuada foi perdida, ou é desconhecida. Estes foram originalmente agrupados na divisão Deuteromycota, ou os Fungos imperfeitos, uma vez que o critério primário de classificação dos fungos é a reprodução sexuada, porém são agora classificados como seu grupo ancestral.
Excepto entre os chytrids, onde os esporos são propelidos por um flagelo posterior, todos os esporos fungicos são imóveis. Desenvolvem-se em novos micélios, que invadem um substrado e repetem o ciclo de vida. Estes podem tornar-se muito grandes, frequentemente atingindo metros de tamanho; os anéis de fada são um exemplo.
REPRODUÇÃO
No grupo Zygomycota, o heterocário produz múltiplos corpos frutificantes, na forma de minúsculos caules com esporângios no fim. A maioria dos ascomycetes produz corpos frutificantes chamados ascocarpos, compostos inteiramente de hifas. Estes são usualmente em forma de tigela ou taça, mas alguns possuem estruturas semelhantes a esponjas. Dentro das "taças", cada hifa termina em um ascus, que produz quatro ou oito esporos.
No grupo Basidiomycota, o heterocário produz um novo micélio que pode viver por anos sem formar um corpo frutificante. Os familiares cogumelos são exemplos destes. Eles geralmente possuem uma haste, composta basicamente por hifas, e um "chapéu", embaixo destes há estruturas foliáceas chamadas lamelas. Na superfície de cada lamela há numerosas células-hifas chamadas basídios, com 4 basídeosporos na extremidade externa (exogenamente). Este corpo frutificante multicelular complexo chama-se basidiocarpo sendo frequentemente aberto mas por vezes pode ser fechado.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
IMPORTÂNCIA ECOLOGICA
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS FUNGOS

FUNGOS PARASITAS
FONTES DE PESQUISA:
- WWW.GOOGLE.COM.BR
- WWW.WIKIPÉDIA.COM.BR
- LIVRO: COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA EDITORA MODERNA.
- LIVRO: BIOLOGIA INTEGRADA, LUIZA EDUARDO CHEIDA, VOLUME ÚNICO.
- WWW.YAHOO.COM.BR













